terça-feira, 18 de maio de 2010

jacobinos

Michel Vovelle, catedrático de História da Revolução Francesa na Sorbonne e Director do Instituto da História da Revolução Francesa, publicou, em 1999, um livro interessante sobre o seu tema de eleição intitulado «Les jacobins: de Robespierre à Chevènement». Verdadeiramente, o livro não começa em Robespierre e é aí que ganha verdadeiro interesse. Para quem julga que o jacobinismo começa e termina com o Incorruptível e quiser prescindir de obras de maior fôlego, este livro é um auxiliar necessário.

Não sendo uma análise original (Michelet já a fizera antes), a perspectiva de Vovelle sobre o jacobinismo divide-o, pelo menos, em três fases a ter em conta: a) o jacobinismo primitivo; b) o jacobinismo misto; c) o jacobinismo de 1793.

A primeira fase é a da fundação do clube no Convento de São Tiago (Saint-Jacques), na velha Rua de Saint-Honoré, e nele predominava um grupo de raíz parlamentar e de elevada posição social (alguma nobreza, alta burguesia), onde se incluiam Duport, Barnave e Lameth, mas também Condorcet, Cazotte, Aiguillon, e mesmo até Mirebeau e La Fayette. Ao Clube pertenciam já Robespierre e Brissot, os futuros líderes jacobino e girondino, cujo confronto levaria à queda do segundo e à ascensão do primeiro à chefia do Comité de Salvação Pública, embora as suas presenças não fossem ainda dominantes. Esta fase estende-se até ao fim de 90, e é marcada pela defesa da monarquia constitucional, do voto censitário e de um entendimento da Revolução como um processo de reforma do regime e não da sua radical destruição. Nesse sentido, o directório do Clube publicou uma circular em Janeiro de 91, onde se podia ler: «A revolução está terminada, o império das leis está consagrado, somente a sua execução tranquila pode consolidar a Constituição.» Como todos sabemos, não foi isso que veio a suceder.

Em Junho de 91, com a fuga de Luís XVI para Varennes, consagrou-se a cisão entre os dois grupos do Clube, os «moderados» e os «democratas». A 16 de Julho, Antoine Barnave constituiu uma nova Sociedade dos Amigos da Constituição, para a qual levou a maior parte dos jacobinos institucionais, nomeadamente os deputados da Assembleia Nacional. Esse novo Clube ficou conhecido pelos «feuillants», devido também ao local onde decorriam as reuniões, o Convento dos Feuillants de Paris, na mesma Rua de Saint-Honoré onde reuniam os Jacobinos, agora com a presença ascendente de radicais como Robespierre, Pétion, Brissot e Buzot. Deste grupo, que não era homogéneo, que aceitava discutir a eventual substituição do Rei, mas não era uniforme na defesa da República nem o fim da Monarquia, surgiriam os Girondinos e os Jacobinos da terceira vaga, isto é, do Ano II.

Durante a segunda fase do jacobinismo, que vai da cisão de Julho de 91 a Agosto de 92, sobreleva a separação progressiva entre o Clube e o Parlamento, arrastando o primeiro para uma sociedade popular, assente no predomínio «sans-culotte». A segunda cisão que o Clube haveria de conhecer, que provoca a exclusão da Gironda, segue esse meridiano: os girondinos defendem a ordem parlamentar estabelecida, os jacobinos stricto sensu advogam a revolução popular e radical. Se em 29 de Julho de 92 Robespierre acentuava as diferenças pedindo, em discurso no Clube, a destituição do Rei e a eleição de uma Convenção por sufrágio universal e não já pelo tradicional sufrágio censitário, o golpe revolucionário de 10 de Agosto seguinte, levando à queda de Luís XVI, consumou a inevitável separação. A partir desse momento, a cena pertence, por inteiro, a Maximilien Robespierre.

A consumá-la o Clube mudaria de nome para Sociedade dos Jacobinos Amigos da Liberdade e da Igualdade. A Constituição era posta à margem, o que, de resto, o Clube se encarregaria de fazer com a sua substituição por um documento revolucionário, em 93, que nunca chegaria a vigorar na ordem jurídica. Os jacobinos abandonam definitivamente a legalidade, ainda que revolucionária, e entregam-se decididamente ao poder popular. O domínio pertence agora a Couthon, Saint-Just, Dumas, Billaud-Varennes, Coullot d’Herbois, mas, sobretudo, a Robespierre, que tem no Clube o seu refúgio, ao qual recorre quando se sente inseguro na Convenção ou mesmo no Comité.

Foi exactamente o que ele fez na noite de 8 Thermidor, no último discurso público que proferiu perante uma assembleia. Consciente do perigo em que se encontrava, embora ainda embevecido com a sua oratória que julgava capaz de inverter todas as dificuldades, dirigiu-se aos jacobinos, dramatizando os reveses da manhã na Convenção, e dizendo-lhes no fim de um longo discurso: «Eis meu testamento. Meus inimigos, ou antes, os da República, são tão numerosos e tão poderosos que não poderei escapar por muito tempo aos seus golpes.» Estava, involuntariamente, certo: no dia seguinte a Convenção já o não quis esctutar. O derradeiro golpe viria dois dias depois, executado pela experiente mão de Samson.

27 comentários:

  1. José Maria Martins19 de maio de 2010 às 19:38

    Tamêm áxo.Mas áxo mais: u que lixô u clubi dus jacobinus foi êstis na têrem um Môrinho prós domesticári.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se era pra entender isso que escreveu sinto muito mas nao da pra entender nada

      Excluir
  2. eu axei interessante mais peguei algumas coizas só para o minha pesquiza escolarr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. animalzinho "coizas" não se escreve assim, mas assim: COISAS

      Excluir
  3. Precisa fazer muita PESQUISA pra aprender a falar direito, hein?

    ResponderExcluir
  4. merdaa da pra resumir!!!!

    ResponderExcluir
  5. não entendi direito :S
    alguém me explica?

    ResponderExcluir
  6. ñ vc é burro seu jumento!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Afinal, todos v6 ñ estão entendendo pq quando vai ver ñ estudam,como querem compreender se não querem muita INFORMAÇÃO, pois meia palavra ã basta! Quando tiverem em um ensino superior,irão compreender muita coisa!
    Esse portal está sujeito apenas quer realmente saber sobre o assunto. Essa já é uma forma resumida de explicar os Jacobinos!

    Gostei do Portal,mas acho que ainda falta um pouco mais de informação, pois só isso não basta para se aprofundar no assunto!

    Fuiiiiiiiiiii...Qualquer coisa postarei novamente!

    ResponderExcluir
  8. credo, tem gente analfabeta aqui ¬


    to estudando isso aqui na escola (: mt dificil!

    ResponderExcluir
  9. qual era o desejo dos jacobinos ?

    ResponderExcluir
  10. os jacobinos queriam matar o robespierre,para manterem o poder opresivoo

    k.kkkkkkkkhahahahahahah

    ResponderExcluir
  11. can´t too see wii loves my cooks!!!
    can´t too see you loves my cooks!!!

    ResponderExcluir
  12. Quem os girondinos representavam ?

    ResponderExcluir
  13. Os Jacobinos e os Girondinos, faziam um grupo homogêneo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabe ler? Ao principio sim, depois separaram-se.

      Excluir
  14. EU ACHEI A HISTÓRIA MUITO INTERESSANTE!MAS COMO AINDA NAO CONHEÇO MUITO SOBRE ISSO COPIEI ASSIM MESMO PARA ASSSUNTO ESCOLAR

    ResponderExcluir
  15. que merda de site, não ajudou em nada. :poop:

    ResponderExcluir
  16. muito bom ajuda muito

    ResponderExcluir
  17. Meu pau meu ovo minhas bolas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que coisa nojenta cara vc ta aí dizendo essas coisass grama. vc nao tem pau nem bolinhas vai vc comerovos podres como vc

      Excluir
  18. Já li coisas ruins, mas melhores. Faltou mais aprofundamento e linguagem mais descomplicada.O assunto precariamente abordado neste texto, não é tão difícil assim.

    ResponderExcluir
  19. fulano amazonia central - no youtube

    E putugal que do que? E o mesma merda e pior povo no mundo! E verdade e verdade amigos! Ler meu blog pa mais informaciao, obrigado amigos meus (L)(L)(L)

    Abaixo o merda do putugal, o PIOR merda no mundo! Até os macacos não respeitam putugal. Putugal o nova provincia Espanhola proximamente :)

    Ahhhh putugal, putugal, putugal! Sempre, sempre, sempre chorando e chorando e chorando e chorando por tudo, sempre! Tudo mundo sabe que putugal e o pior merda no mundo, tudos! E mais na palavra “luso’ e uma invencao! Tudo nossa historia e fenotipo e Cigano e Arabe. Nao somos lusos. E mais, e melhor que tudo putugal sei uma provincia do Espanha e pronto! E nao trabalhos, sempre ficar nas sopas dos pobres tudos dias. Putugal e em estado do merda e nao fix. E verdade e verdade amigos. Esperamos que um tipo de mudança positiva aconteça em Putugal, pois mais de 50% da população, por necessidade, tem que ir às sopas dos pobres para comer. E também, uma melhora no crescimento dos empregos, já que eles estão no país. Por esta razão, muitas pessoas já vão para suas ex-colônias para buscar uma vida melhor e não retornam. Putugal está realmente atolado na merda e ninguém quer fazer nada sobre o assunto. Eles preferem viver em mentiras, o que é isso?

    E lembrate lisboa teins 2 cidades...merda e puta.

    PS
    Feel FREE to link (add) my website to your website/blog as a LINK. Thank you, Obrigado, Gracias, Merci beaucoup!!
    My website is excellent news and many, many good links on right side of page!

    ResponderExcluir